sexta-feira, 6 de março de 2009

"O lance é tipo assim, sacou?"

DE BAR EM BAR - Botecotaco


Daqui vejo o trânsito escoar lentamente, como é comum a qualquer hora do dia neste trecho de passagem. Observo também, do outro lado da rua, os muitos cartazes lambe-lambe de shows no tapume que cobre a extensa área ao lado da Casa de Saúde São José. Mas vamos ao que interessa: estou num estabelecimento que existe desde os anos 40, templo de várias tribos e de uma malandragem Zona Sul que, entre um gole e outro, joga sinuca e aposta nos cavalos (hoje apenas no jirau). Estou falando do Botecotaco, que foi reformado mais recentemente e ganhou banho de loja.

Há o primeiro salão, apresentando mesas com tampo de mármore, quatro ou cinco mesinhas redondas com bancos altos perto da entrada, um grande balcão com assentos em volta, uma TV de plasma enorme e uma jukebox – graças a Deus, desligadas neste fim de tarde. Depois há o segundo salão, vazio e escuro ainda, com cinco mesas de bilhar perfiladas em paralelo, imponentes, absolutas. Lembro-me do Maracanã, que ao apagar dos refletores nos jogos noturnos, virava, no dizer dos antigos locutores de rádio, o gigante adormecido.

Sento-me na primeira mesinha alta, perto da calçada, e peço uma cerveja. Há mais três mesas ocupadas: numa um casal, noutra dois amigos jovens e na última dois senhores da velha guarda. De cara chama a minha atenção a mesa dos amigos jovens porque um deles, de óculos, cabelo comprido, barba por fazer, calça jeans e camisa de manga comprida no calorão que está fazendo, quase grita ao celular. O amigo ao lado, de camiseta e bermuda, só faz tomar seu chope (a casa tem chope da Brahma e cerveja de garrafa). O barbudinho fica horas ao telefone falando um assunto de trabalho, pude perceber que ele é videomaker ou coisa parecida. Mas sou atraído por um certo linguajar BBB:

- Eles fazem tudo para a pessoa, tipo assim, se sentir à vontade. Tudo! Tipo assim... estávamos eu e a Mári de BH... a boite lotada, lotada! Aí, não sei como, ele parou na minha frente. A gente começou a conversar, papo vai papo vem...

- Já entendi tudo.

Achei que era um casal, mas o rapaz é só um amigo da moça, a típica menina, animada à beça, que sonha entrar no Big Brother Brasil. Bebem cerveja e ela fuma, sob os protestos dele. Começam a chegar os primeiros freqüentadores do segundo salão. Peço outra cerveja e o cheeseburguer da casa, correto e bem servido. O amigo da Tipo assim se levanta para ir ao banheiro e, enquanto isso, ela puxa conversa com o garçom. Ela pergunta onde ele mora e em seguida entra com seu assunto preferido: azaração. O garçom até arrisca um palpite:

- É... com mulher é mais difícil.

- Comigo não tem isso não. Quando eu tô a fim, tipo assim, não tem parada. Eu chego junto.

Eis que surge no bar o grande jogador de sinuca, o Carne Frita do pedaço. Elegante, ele traz seu próprio estojo com taco e tudo mais. Ocupa, discretamente, a segunda mesa. Deixo de lado a (futura?) BBB e suas questões metafísicas, peço a conta, mas antes de sair vou até lá admirar um pouco a arte de, tipo assim, matar a bola sete. Saúde e até a próxima.

Botecotaco – Rua Humaitá 122, Humaitá (2539-5109)

Nenhum comentário:

Postar um comentário