sexta-feira, 13 de março de 2009

Restaurante ou boteco? Ambos

DE BAR EM BAR - La Fiorentina


Certa vez fui recebido, no início de uma noite abrasadora de verão, por um simpático e eterno Ary Barroso – prenunciando o elenco estelar do estabelecimento. Vêem-se, sem muito esforço, as assinaturas, na toalha de papel da mesa, de nomes como Marília Pêra, Caetano Veloso, Braguinha, Ziraldo. Pode-se dizer que a casa sempre foi assim com as estrelas. Mas seria o La Fiorentina um restaurante ou um bar?

Acho que a Fiorentina é uma coisa e outra. O leitor pode, por exemplo, tomar vinho e jantar a dois, romanticamente, um risoto de funghi no salão, olhando para os quadros e os garranchos nas paredes de artistas famosos, como também pode pedir chope e comer camarão ao alho e óleo, na calçada, olhando para o mar de Copacabana. Fica ao seu critério. E os dois programas valem.

Sentei-me na parte externa, sob o toldo branco padronizado. As mesas são de plástico com pé de metal e cadeiras com assento imitando palhinha. Na falta ainda de público, dois garçons brincam de se zoar mutuamente. À distância, o maitre ri e apóia-se, destemido, na cabeça de um leão (assim como na entrada do bar há a estátua do compositor de “Aquarela do Brasil”, na entrada para o salão, há dois leões, em posição de guarda, um em cada lado da porta).

- Por que não reserva a escuna? Tô falando sério. Vai ser legal.

- Claro que não.. Vai ser péssimo!

O casal afinado tinha seus 50 anos. Ela comia salada verde com frutos do mar, ele bife com batata frita. Ela era animada, ele soturno. Estavam esportivos, se é que boné, camisa social, bermuda e tênis podem ser considerados assim. A senhora vestia camiseta e malha de ginástica. Os dois bebendo chope.

- Você é ótima na teoria! Mas prova que eu estou errado... aquilo vai virar um chiqueiro.

Ela se limita a tentar tirar com a unha, depois com um palito, o pedaço de alface preso entre os dentes. Ele não se incomoda. Conversam sobre trabalho e, à medida que os chopes vão se sucedendo, o tom aumenta. Será que recebem turistas? O que sei é que, subitamente, o ritmo de chegada de pessoas ao bar virou uma verdadeira loucura. E logo deixei de me interessar por aquele casal.

Duas mesas prenderam minha atenção, enquanto pedia ao garçom uma porção de camarão no vinho branco – uma delícia. A primeira mesa era comandada por uma autêntica vovó garota. Vestido preto matador, sandália de salto, a pele bronzeada. Ao lado, as netas e a namorada do filho. (Ah, as múltiplas configurações da família moderna...) Pelo vaivém, pude perceber que moram perto e são chapas dos garçons. Daria uma outra coluna.

A segunda mesa que observo reúne três mulheres. Trabalham juntas, são maduras, independentes e solteironas. Nem bonitas, nem feias, desinteressantes. Por isso mesmo, botei fé no que tinham a dizer.

- Por que você tem pena dela?

- Ela é muito solitária.

Bem, com essa, resolvi fechar a tampa. Mas, antes, pedi uma porção de mariscos, também uma maravilha – inclusive, vieram a caráter, com as respectivas cascas. Rosados, pareciam até frutos do mar de férias no Leme. Saúde e até a próxima.

La Fiorentina – Av. Atlântica, 458 A, Leme (2543-8395)

4 comentários:

  1. Consigo até vizualizar a cena desses personagens! Parabéns, Mauro, pelo ótimo blog. Me orgulho muito de um dia ter sentado ao seu lado em território nipônico. Mas, se me permite, não gostei da foto não. Afinal, não é de minha autoria HAHAHAHAHAHAHAHA
    Falei do seu blog no meu blog. Está lá no
    http://akemicarioca.multiply.com

    Beijos

    Akemi

    ResponderExcluir
  2. É, essa foto não é boa não, fiquei meio velhusco. Mas o passar dos anos, os vários bares, sabe como é...

    Já aquela nossa foto é imbatível - e tá no livro, pra sempre.

    Bacana seu blog. Ah, sim... "Danusia Barbara dos bares"... Não mereço tanto.

    Valeu

    beijos

    M

    ResponderExcluir
  3. Bem jovem ainda, fui algumas vezes ao 'La Fiorentina' original. No novo só fui 1 vez e não me lembro se gostei, ou seja, não achei grande coisa. Quero voltar lá, até pq. vc diz que gostou da comida; mas, cá entre nós, esses 'renascimentos' de restaurantes e bares dificilmente dão certo...
    abs

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,
    Gosto muito de ir lá para comer as porções de camarão no vinho branco e a de mexilhões com batata frita (a batata é à parte). Combinam tanto com o chope quanto com o proprio vinho branco. E ainda tem a vista, né. abs

    ResponderExcluir